A Cinco Passos De Você e a fórmula das adaptações YA

Entrevista com Lucas Veloso, o dublador do castor Gus de “O Parque Dos Sonhos”
13 de março de 2019
Conheça os heróis da vida real de Superação – O Milagre da Fé
12 de abril de 2019

"A Cinco Passos De Você" (2019)

rx online

A febre de adaptações cinematográficas de livros para jovens-adultos, os populares YA (abreviatura do termo em inglês young adult), demonstram sinais de que ainda estão longe de acabar. Mesmo com qualidades literárias questionáveis, os méritos de obras como A Culpa É das Estrelas, Tudo e Todas as Coisas e A Cinco Passos De Você é lançar luz, mesmo que de forma pouco científica e muito mastigada, sob doenças e/ou condições que são desconhecidas do grande público, principalmente por serem casos raros.

A trama de “A Cinco Passos De Você” (Dir.: Justin Baldoni, 2019) gira em torno de Stella Grant (Haley Lu Richardson), que, aos dezesseis anos de idade, é diferente da maior parte dos adolescentes: devido a uma fibrose cística, ela passa muito tempo no hospital, entre tratamentos e acompanhamento médico. Um dia, conhece Will Newman (Cole Sprouse), garoto que sofre da mesma doença que ela. A atração é imediata, porém os dois são obrigados a manter distância um do outro por questões de saúde. Enquanto Stella pensa em quebrar as regras e se aproximar do garoto da sua vida, Will começa a se rebelar contra o sistema e recusar o rigoroso tratamento.

Fica evidente com o longa que, já está quase que estabelecida e pré-determinada uma estética que é comum a todos esses filmes já citados: músicas pop hipsters, um leve flerte com a diversidade, protagonistas com sensibilidades artísticas e entre outros. Essa fórmula, aliada a um estranho e romantizado complexo de Romeu e Julieta é o que dá o tom dessa e das outras adaptações citadas no presente texto. Há uma sensação de urgência que é atrelada a impossibilidade do felizes para sempre pela atmosfera de morte que circula os protagonistas. Ambos são proibidos de estarem a uma distância menor que 5 passos um do outro, acentuando o drama já que eles precisam se amar de longe, sem se tocar, sem abraçar ou beijar. Parece até certo ponto um resgate de um romantismo quase que medieval. Já que falei de Shakespeare, cabe aqui uma alusão ao poeta Dante e seu culto a o amor proibido, o amor de longe, que nutria pela sua musa Beatriz.

 

Foto de Haley Lu Richardson porque sou fã mesmo!

 

O casal de protagonistas tem bastante química entre eles e com os personagens de apoio que o cercam. Destaque aqui para a inesperada aparição de Moises Arias, o memorável Rico de Hannah Montana, e Haley Lu Richardson. Excelente e carismática atriz, que atrai todo o foco da cena para si.

“A Cinco Passos De Você” , mesmo sem nenhuma inovação em relação a roteiro, direção e outros aspectos, trazendo um discurso perigoso e fora de moda, e uma mudança drástica na personalidade da protagonista, consegue estabelecer uma boa conexão com o público mais jovem, e levar às lágrimas pessoas de qualquer idade.

 

NOTA: 3,5 / 5,0

Nathalie Alves
Nathalie Alves
Cinéfila, nerd e feminista irremediável. Ama games, HQs, comida, RPG, boardgames, podcast, literatura, música, séries...não necessariamente nessa ordem. Estudou letras e cinema na UFPE, e administração no IFPE, desenvolvendo diversas pesquisas e projetos de extensão sobre a representação e a representatividade da mulher na cultura pop. Assiste em média 15 filmes por semana, crê piamente em vida extraterrestre e que a Cate Blanchett e a Léa Seydoux com cabelo azul são a personificação da beleza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

T.J. Hockenson Jersey