9ª Edição do Animage – Festival Internacional de Animação de Pernambuco
21 de outubro de 2018
XI Janela Internacional de Cinema do Recife
12 de novembro de 2018

"O Banquete" (2018)

rx online

Se você acha que os almoços de domingo da sua família são polêmicos é porque você ainda não assistiu à “O Banquete” (2018). Os anfitriões Nora (Drica Moraes) e Plínio (Caco Ciocler) realizam um jantar entre amigos regados a muito veneno nos comentários e tendo intrigas e indiretas servidas como entrada, acompanhamentos do prato principal e cobertura da sobremesa. Bastante teatral, a trama pode nos parecer um jantar de loucos que visa alimentar o sadismo de Nora em criar situações constrangedoras e humilhantes entre seus convidados. Estes são interpretados por um talentoso elenco que se entregam aos fortes diálogos da narrativa.

A fotografia acompanha a todo instante a tensão servida na mesa, estando a câmera presente intimamente, através de enquadramentos e movimentos que deixam a cena ainda mais tensa e angustiante. Associada a uma montagem rápida, essa fotografia intimista coloca a câmera como parte dos convidados à mesa. Nos sentimos parte desse banquete. As viradas da câmera são nossas viradas de pescoço para quem está falando. Os segredos e mistérios que envolvem esses personagens passam por nós como quem passa o saleiro para o amigo que pediu por ele.

 

 

Apesar de bem construídos, os diálogos são aleatórios, nos lembrando nossos jantares com amigos onde os assuntos mais variados surgem sem nem sabermos como. Apesar de deixar a narrativa mais fluida e realista, temos a constante interrupção dessa fluidez com as insinuações e trocas de farpas que surgem aleatoriamente, sem nunca deixar claro qual o por quê de tantas alfinetadas.

A obra nos lembra um teatro filmado onde o foco não é o roteiro, este vira uma gostosa brincadeira para o talentoso elenco que se entrega a essa louca refeição. O que nos conquista é como todos os seus elementos funcionam de forma harmônica, nos entregando a um belo filme que consegue contar a história de um conturbado banquete entre amigos que dispensam inimigos.

 

NOTA: 4,5 / 5,0

 

Carolina Villa
Carolina Villa
Apaixonada pelo Homem-Aranha e tudo que o envolva. Mas ama mesmo assistir filmes e séries de ficção científica das antigas repletos de efeitos toscos. Quanto mais trash melhor! Graduada em Cinema e Audiovisual na UFPE, e Publicidade e Propaganda na FBV (PE), vive em um poliamor com essas duas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

T.J. Hockenson Jersey