Saiba tudo sobre o Festival Animage 2019

UCI Cinemas abre pré-venda de “Malévola: Dona do Mal” em suas salas especiais
13 de setembro de 2019
BFF Girls lança “Não Vamos Parar”, parte da trilha sonora de Angry Birds 2 – O Filme
16 de setembro de 2019

O Animage acontece no Cinema São Luiz

rx online

A cada edição, o Animage convida um artista plástico para realizar a ilustração que conduzirá toda a identidade visual do evento. A artista pernambucana Simone Mentes é a convidada deste ano em que o festival completa 10 anos de existência.

Nascida em Ouricuri, no sertão de Pernambuco, Simone vive no Recife há mais de 10 anos. A artista é conhecida pelo seu traço fino, delicado e onírico, como uma desenhista de sentimentos. Ilustrou revistas e livros de gênero infantil. Sempre influenciada pela natureza, seus trabalhos têm muitas cores. Como ilustradora já atuou para editoras, publicações independentes e de maneira autoral com trabalhos publicado pela Editora Abril, Editora Positivo, Moncho Ediciones (Argentina), Moebius editora (Argentina), Editora Globo, Editora Zupi, entre outras.

O cartaz ficou incrível, sim ou claro?

Simone conta que as primeiras ideias para representar os 10 anos do Animage não começaram diretamente com cinema, mas com a sobre a ocupação do espaço público e os diversos tipos de personagens que o frequentam. “Os croquis me levaram a pensar nos jardins de Burle Marx e então em percursos, no que é ou não espaço. Para mim tudo dialoga diretamente com cinema e foi então que pensei nos labirintos. Desde o início, quis propor algo que contemplasse a diversidade de pessoas que frequentam o festival. Pensei muito nas crianças e também na importância de manter iluminado um ponto na nossa vida que se comunica com a liberdade e a elaboração fantástica do universo infantil. O labirinto passou a ser a proposta que melhor poderia corresponder a essas ideia“, diz a artista, que fez a ilustração exclusivamente em aquarela, que é a principal técnica que utiliza em seus trabalhos.

A escolha de personagens que não necessariamente são do universo de animação também não foi arbitrária. Quis trazer um pouco do frisson de uma fila de cinema que dá a volta no quarteirão de uma cidade viva, efervescente e nisso a conexão com a ideia de ocupação do espaço público se manteve potente. Depois, dentro do labirinto, que seria a planta baixa do cinema, seria possível viver a experiência de cinema em si. O percurso por vários caminhos possíveis, além de mais de uma saída onde cada pessoa pode escolher um desfecho diferente e vivenciar com seu repertório particular a experiência incrível que o cinema pode proporcionar“, completa Simone.

 

A programação do Animage é bem diversificada, tem como fio condutor a Mostra Competitiva de curtas metragens, incluindo também Mostras e Sessões Especiais de curtas e longas, Oficinas de técnicas de animação e Masterclass. O festival conta também com a presença de destacados profissionais da área de animação, nacionais e internacionais. O Animage já levou Mostras Especiais para outras cidades como Camaragibe, Arcoverde e Triunfo, marcou presença em Portugal levando Mostra Pernambucana para a Monstra – Festival Internacional de Animação de Lisboa (um dos mais tradicionais da Europa) e em 2018, exibiu também em São Paulo, com exclusividade, a cópia restaurada do icônico filme Yellow Submarine, dos Beatles.

A décima edição do Animage será realizado de 11 a 20 de outubro.

 

Mostra Competitiva 2019

Este ano o festival recebeu mais de 800 inscrições para a Mostra Competitiva, dos quais foram selecionados 78 curtas-metragens de 30 países, com técnicas de animação variadas. Acesse aqui a lista dos filmes.

Chegamos nos dez anos de festival como um dos maiores festivais de animação do país. O número de inscrições, oriundas de todo o mundo, comprova que o Animage já faz parte do circuito dos grandes festivais de animação”, observa Antonio Gutierrez, o idealizador do Animage. 

A Mostra Competitiva 2019 do ANIMAGE reúne produções recentes e premia os melhores filmes nas categorias Melhor Curta-Metragem – Grande Prêmio Animage, Melhor Curta Infantil, Melhor Curta Brasileiro e Prêmio do Público. A premiação inclui também melhor Direção, Roteiro, Direção de Arte, Técnica e Som. A escolha dos vencedores é feita anualmente por júri especializado, sendo que o público também participa em uma das categorias.

A seleção de curtas reafirma que o Animage tem um estilo próprio de programação, muito original, com foco na criatividade, liberdade, expressividade autoral e na experimentação técnica“, comenta Júlio Cavani, curador do festival. O ANIMAGE é realizado pela Rec-Beat Produções.

 

Serviço:

Animage – 10º Festival Internacional de Animação de Pernambuco

Data: 11 a 20 de outubro de 2019

Mais informações serão divulgadas em breve

 

Redação Escrocríticas
Redação Escrocríticas
O Escrocríticas é uma página de críticas, artigos e notícias sobre cinema e séries. Nossa proposta é abordar de maneira descontraída o texto crítico, aproximando o público do nosso olhar analítico sobre o audiovisual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

T.J. Hockenson Jersey